Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente

A IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA) é um processo dinâmico de diálogos e encontros voltado para o fortalecimento da cidadania ambiental nas escolas e comunidades a partir de uma educação crítica, participativa, democrática e transformadora.
A Conferência será realizada em Brasília-DF, no período de 10 a 14 de outubro de 2013 e contará com a participação de cerca de 700 delegados(as) de 11 a 14 anos, provenientes de todas as Unidades Federativas.
A Conferência Nacional trabalhará a temática Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis a partir dos projetos de ação selecionados na etapa estadual, utilizando metodologias participativas e processos de educomunicação que serão detalhados posteriormente, constituindo-se em um processo pedagógico que traz a dimensão política da questão ambiental para os debates realizados nas escolas e comunidades, na construção coletiva de conhecimento e no empenho nas resoluções de problemas socioambientais, respeitando e valorizando a opinião e o protagonismo dos adolescentes e jovens.
A IV CNIJMA é destinada ao público das escolas do Ensino Fundamental, públicas e privadas, urbanas e rurais, da rede estadual ou municipal, assim como das escolas de comunidades indígenas, quilombolas e de assentamento rural, e tem o desafio de mobilizar toda a comunidade escolar.
Visite o site da Conferência para mais informações.
Na EMEF Urbano Ribas, a Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente se desenvolveu nas turmas dos 6ºs às 8ªs séries,envolvendo de forma dinâmica os alunos para buscar soluções junto à comunidade, no que se refere às questões do meio ambiente junto a escola.
Os projetos organizados por cada turma foram os seguintes:

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ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL URBANO RIBAS

IV CONFERÊNCIA INFANTOJUVENIL PELO MEIO AMBIENTE
 
TEMA: ÁGUA -  6º ANOS A e B

PROJETO: ESCOLA ECONÔMICA E SUSTENTÁVEL

OBJETIVOS
- Incentivar as pessoas a não jogar lixo no chão das salas de aula, da escola e das ruas, evitando assim a poluição dos rios, pois é dos rios que vem a água que bebemos.
- Sensibilizar a comunidade da escola para o bom uso da água.
- Armazenar água da chuva para lavar as calçadas, o ginásio, as salas e o saguão.

JUSTIFICATIVA
Quando nós não cuidamos da nossa água, nós temos consequências graves como: falta de água, poluição das águas, rios poluídos, enchentes, etc. Se não cuidamos da nossa água e dos nossos rios, vamos estar daqui alguns anos brigando por um copo de água e isso será muito ruim. Por isso, resolvemos desenvolver a sensibilização dos nossos colegas de escola sobre as questões da água, como por exemplo, como não desperdiçar água.

Se quisermos uma água limpa e de qualidade precisamos tratar ela bem.
A água é essencial para todos os seres vivos do nosso Planeta.

METODOLOGIA
1º passo – Confecção de cartazes com desenhos e frases para incentivar as pessoas a não jogarem lixo no chão e mostrar como cuidar da água para não desperdiçá-la.
2° passo – Confecção de panfletos sobre o não desperdício da água e a limpeza da escola.
3° passo – Sugerir para a escola fazer uma cisterna de água para a captação da água da chuva para a utilização na limpeza.
4° passo – Fazer folder explicativo impresso para entregar na escola e nos arredores para sensibilizar as pessoas sobre as questões da água.

Pense no amanhã basta fechar a torneira!

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ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL URBANO RIBAS

IV CONFERÊNCIA INFANTOJUVENIL PELO MEIO AMBIENTE

TEMA: TERRA - 7º ANO A


PROJETO: HORTA SUSPENSA, MINHOCÁRIO E COMPOSTEIRA

Questões para o início das atividades
- O que vocês acham das áreas verdes da nossa cidade ?
- O que vocês acham das áreas verdes da nosso bairro?
- E da escola?
- Quais as suas expectativas em relação a esta atividade de jardinagem?
- Quais suas sugestões?
-Alguma pergunta ou dúvida com a relação a atividade?
- Alguma outra observação? 
JUSTIFICATIVA  
O presente trabalho tem por justificativa um maior contato com o elemento terra em nossa escola, bem como, diferentes maneiras de conscientização e exploração de forma criativa e peculiar frente a nossa realidade já que não possuímos pátio.
Primeira Etapa

- Escolher o local: podemos utilizar uma pequena área de terra para o plantio, dentro da escola;
- Documentar: fotografe ou filme o espaço antes e depois da atividade ;
- Dividir em grupos: cada grupo de aluno será responsáveis por uma parte do jardim;
- Analisar o espaço: verificar quais são os tipos de plantas adequadas aquele espaço. Em áreas pequenas deve-se plantar mudas de pequeno porte, como: arbustos, flores e folhagens.
- Escolher as espécies: levando em consideração a quantidade de luminosidade, já que certas espécies preferem lugares mais luminosos e outras preferem ficar à sombra;
- Obter ferramentas necessárias;
- Adquirir mudas ou sementes: por intermédio de hortas, viveiros de muda,jardim Botânico,Secretaria do Meio Ambiente (parcerias) ou comprando-as. 
Ações Propostas 
Passo a Passo:
1- Horta Suspensa

2-Composteira
3- Minhocário
Como fazer um minhocário na escola:
Você vai precisar de:
-1 latão ou tambor de 500 ml;
-1 pequena torneira que possa ser acoplada ao tambor;
-1 tijolos quebrados ou cascalho;
- 1 pedaço de tela sombrite;
- arame;
- minhocas;
- compostos ( resíduos que já passaram por composteiras;
- restos de comidas ( sem carne), papeis,jornais sem cor e palha de arroz;
- 1 peneira;
- 1 pedaço de papelão para servir como tampa.
Como fazer:
1. A cerca de 10 centímetros da base do barril, faça um pequeno buraco e encaixe nele a torneira.
2. Coloque os tijolos ou cascalho no fundo do barril e, acima deles, a tela sombrite.
3. Ponha o composto dentro do barril e umedecido com água e as minhocas por cima. É preferível usar composto ao invés de resíduos comuns, pois ele será digerido com mais eficiência pelas minhocas.
4. Depois de 3 dias, despeje os restos de comida, papéis, jornais sem cor e palha de arroz. Com o papelão, faça uma tampa com furos, para assegurar a entrada de ar no minhocário e cubra o topo do latão.

5. Em 45 dias , tem-se , como o resultado da digestão das minhocas, o chorume , um liquido que funciona como um ótimo biofertilizante. Para fertilizar plantas ,dilua o chorume em água, na proporção de 20 porções de água para 1 de chorume. Se ele for usado no solo, a proporção é de 10 para um.
COMO FAZER UMA HORTA SUSPENSA
Muitas pessoas têm vontade de cultivar uma horta, mas não dispõem de espaço necessário. Em ambientes pequenos, o6. Pegue o pedaço de arame e amarre no bico da garrafa como se fosse uma garrafa como se fosse uma alça para pendurar. O ideal é que se faça uma horta suspensa, pois assim você poderá cultivar hortaliças, flores, temperos e outras plantas de pequeno porte sem ocupar muito espaço.
Pensando nisso, a equipe do 7º ano A resolveu fazer a horta suspensa na escola. A horta pode ser montada em qualquer cantinho vago na escola ou em casa, desde que tenha luz e ventilação, condições essenciais para o bom desenvolvimento das plantas. Espaço necessário: uma parede, uma tela, uma varandinha, depende do que você estiver.
Materiais necessários
- Garrafas pet;
- Tesoura
- Um pedaço de arame
- Um pouco de terra 
- uma muda ou semente
1. Para começar faça um corte na garrafa pet , abrindo uma cavidade para colocar a terra. 
2. Após o corte faça furos a parte de baixo da garrafa para a água possa escoar. 
3. Acrescente terra até chegar a borda do corte 
4. Com a ponta dos dedos, faça um buraco na terra para colocar a muda.
5. Coloque a muda da planta no buraco e cubra a raiz com a terra. Se for uma semente, coloque a semente no buraco e cubra a terra.
6. Pegue o pedaço de arame e amarre no bico da garrafa como se fosse uma garrafa como se fosse uma alça para pendurar.
7. Depois de pendurar em um gancho, parafuso, prego ou cerca, basta aguar e cuidar de sua mudinha. Com cuidados diários , em pouco tempo você terá plantas bonitas e saudáveis.
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ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL URBANO RIBAS

IV CONFERÊNCIA INFANTOJUVENIL PELO MEIO AMBIENTE

 TEMA: AR - Turmas: 8º Ano A e B


PROJETO: ARBORIZAÇÃO E JARDIM SUSPENSO NO AMBIENTE ESCOLAR



O que é jardim suspenso?
É um sistema formado por garrafas pet de floreiras, projetado para reservar água e repassar o excedente ao vaso de baixo (efeito cascata).

O que é arborização?
É o efeito de plantar, cultivar árvores, folhagens ou mudas de plantas.


OBJETIVOS
- Tornar o ambiente escolar mais agradável;

- Servir como decoração e como jardim interno;

- Possibilitar o contato dos alunos com a natureza dentro da própria escola;

- Criar uma consciência ambiental dentro e fora da escola;

- Despertar no aluno o interesse e a preocupação em preservar e recuperar áreas degradadas, além de proporcionar ao aluno um novo espaço para práticas de atividades pedagógicas.

JUSTIFICATIVA
A maioria das escolas possui uma área para os alunos ficarem ao ar livre, rodeados de árvores e flores. Nossa escola não possui nenhum tipo de vegetação em função do pouco espaço físico que temos. Então as turmas dos 8ºs anos resolveram deixar a escola um pouco mais agradável e com mais qualidade do ar.


JARDINS SUSPENSOS:

MATERIAL UTILIZADO
- Garrafas pet variadas;
- Vasos de diferentes tamanhos;
- Cordas, arames ou correntes finas;
- Arruelas de metal;
- Tesoura;
- Terra própria para plantio;
- Adubo orgânico;
- Calcário;
- Areia para os reservatórios de água;
- Mudas diversas de flores, folhagens e árvores de pequeno porte.

PASSO A PASSO
1. Cortar as garrafas pet;
2. Pintar as garrafas, pneus e vasos;
3. Adubar as plantas;
4. Plantar árvores e flores;
5. Colocar os suportes;
6. Colocar os vasos e as garrafas nos suportes;
7. Regar as plantas e as árvores;
8. Dois alunos ficarão responsáveis por semana para cuidar das plantas.

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ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL URBANO RIBAS
IV CONFERÊNCIA INFANTOJUVENIL PELO MEIO AMBIENTE

TEMA: FOGO - Turma 81

PROJETO: RECICLAGEM

  O mundo hoje está passando por uma fase em que os recursos naturais estão acabando, todas as pessoas estão usando abusivamente todos os recursos disponíveis em nosso planeta, porém não estão sabendo como reaproveitar determinado materiais.

Principais projetos da turma:
Juntamente com professores, a turma está se disponibilizando a ajudar na parte de reciclagem da escola, estamos realizando o recolhimento de papéis, litros e caixas de leite. Com isso, a turma pretende realizar diversas tarefas, reaproveitando os materiais recolhidos, juntamente com a professora Élvia (Artes). Estaremos “construindo móveis” de caixas de leite para reconstruir a “casa” que já havia sido feita algumas vezes na escola.
Meta a longo prazo:
A turma visa melhorar o desenvolvimento da escola no que se refere à reciclagem, principalmente para incentivar não só os alunos, mas a comunidade a reaproveitar produtos que iriam para o lixo. Desta forma, todo mundo poderá ajudar o meio ambiente, diminuindo a poluição, caso os resíduos utilizados forem eliminados de maneira incorreta.
Situação atual:
O Planeta hoje está muito debilitado, principalmente pelo fato de que os resíduos que podem ser reaproveitados estão sendo jogados no lixo, de forma que agride ao meio ambiente. Temos que nos conscientizar que estamos no século XXI, e com isso temos motivos para acreditar que o planeta está ficando cada vez mais poluído, mais prejudicado.
O PLANETA ESTÁ MORRENDO!!!
Desenvolvimento até o momento:
A turma já colocou em prática o projeto de reciclagem de papéis e começamos a recolher caixas de leite e garrafas pet, que serão utilizados para aulas de artes. Já conversamos com a direção da escola sobre a gincana do meio ambiente, que será realizada em outubro.
Gincana do Meio Ambiente:
Tem como objetivo realizar a coleta de garrafas pet e outros produtos recicláveis, como o papel por exemplo, para que sejam depois reaproveitados de maneira correta. A turma pretende vender os materiais coletados para um centro de reciclagem e o lucro será entregue à direção da escola no final da gincana.
Recomendação:
Pedimos a todas as pessoas aqui presentes para que, se possível, tragam para escola garrafas pet, papelão, caixas de leite, materiais recicláveis em geral. Isso ajudaria muito a turma. Desta forma, estaremos não só ajudando a turma a realizar o projeto, estaremos ajudando principalmente o meio ambiente.
Como vamos demonstrar o projeto para a comunidade escolar:
A turma vai realizar a confecção de Folders, que serão entregues até o final do mês. O folder conterá informações sobre os projetos que a turma está realizando e que serão organizados a longo prazo. Também trará detalhes sobre a Gincana do Meio Ambiente (objetivo, pontuação, premiação, etc), assim como informações sobre a forma que cada um pode ajudar a turma e o nosso Planeta.


Você também pode reciclar em casa! 

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ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL
URBANO RIBAS
IV Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Tema: Fogo - Turma 82
Projeto:Descarte Correto de Lixo Eletrônico

Objetivo
Dar o descarte correto ao lixo eletrônico.
- Diminuir os impactos causados no meio ambiente.
- Prevenir o risco de contaminação do solo e da água.
- Trazer a comunidade para dentro da escola e assim, ajudar o meio ambiente em conjunto.



Justificativa
Lixo eletrônico é muito comum, e na maioria das vezes não é descartados corretamente. O projeto foi criado com o objetivo de dar o destino correto a esses materiais, que são jogados em lugares inadequados.
O lixo eletrônico é altamente poluente, pois há várias substâncias (gases etc...) que poluem o solo, a água e fazem mal à saúde das pessoas.
Dando o descarte correto ao lixo eletrônico, contribuímos com a diminuição dos impactos causados no meio ambiente, criando oportunidades para reutilização dos eletrônicos.

Metodologia
1º Passo – A turma procurou lugares para descartar o lixo eletrônico. Foram disponibilizadas lixeiras apropriadas para o descarte.
2º Passo - Esse projeto foi criado com o objetivo de
recolher o material eletrônico, visto que a escola tem lixo
eletrônico jogado em lugares inapropriados. Traremos
Uma lixeira especial à escola, onde os alunos e a
comunidade poderão descartar o lixo eletrônico.
3º Passo – Fazer uma campanha com a turma, conscientizando a comunidade e a escola, para não descartarem o lixo eletrônico de maneira errada.
4º Passo – Enviar o projeto para a Secretaria do Meio Ambiente, a fim de ampliar o projeto para outras escolas.

Resultados Esperados
- Conscientização dos cuidados com o meio ambiente.
- Inclusão do projeto na escola e na comunidade.
- Encontrar uma solução para esse problema da escola.
- Receber grande número de lixo eletrônico, porque assim, saberemos que o projeto foi bem aceito na comunidade.




Agora, para próxima etapa da Conferência, está  sendo reorganizado o projeto vencedor: Escola Econômica e Sustentável, de forma a contemplar as reais necessidades da escola.






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