A IV Conferência
Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA) é um processo dinâmico de
diálogos e encontros voltado para o fortalecimento da cidadania ambiental nas
escolas e comunidades a partir de uma educação crítica, participativa,
democrática e transformadora.
A Conferência será
realizada em Brasília-DF, no período de 10 a 14 de outubro de 2013 e contará
com a participação de cerca de 700 delegados(as) de 11 a 14 anos, provenientes
de todas as Unidades Federativas.
A Conferência
Nacional trabalhará a temática Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis
a partir dos projetos de ação selecionados na etapa estadual, utilizando
metodologias participativas e processos de educomunicação que serão detalhados
posteriormente, constituindo-se em um processo pedagógico que traz a dimensão
política da questão ambiental para os debates realizados nas escolas e
comunidades, na construção coletiva de conhecimento e no empenho nas resoluções
de problemas socioambientais, respeitando e valorizando a opinião e o
protagonismo dos adolescentes e jovens.
A IV CNIJMA é
destinada ao público das escolas do Ensino Fundamental, públicas e privadas,
urbanas e rurais, da rede estadual ou municipal, assim como das escolas de
comunidades indígenas, quilombolas e de assentamento rural, e tem o desafio de
mobilizar toda a comunidade escolar.
Visite o site da Conferência para mais informações.
Na EMEF Urbano Ribas, a Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente se desenvolveu nas turmas dos 6ºs às 8ªs séries,envolvendo de forma dinâmica os alunos para buscar soluções junto à comunidade, no que se refere às questões do meio ambiente junto a escola.
Os projetos organizados por cada turma foram os seguintes:
###################################################
ESCOLA
MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL URBANO RIBAS
IV
CONFERÊNCIA INFANTOJUVENIL PELO MEIO AMBIENTE
TEMA:
ÁGUA - 6º
ANOS A e B
PROJETO:
ESCOLA ECONÔMICA E SUSTENTÁVEL
OBJETIVOS
-
Incentivar as pessoas a não jogar lixo no chão das salas de aula,
da escola e das ruas,
evitando assim a poluição dos rios, pois é dos rios que vem a
água que bebemos.
- Sensibilizar a comunidade da escola para o bom uso da água.
-
Armazenar água da chuva para lavar as calçadas, o ginásio, as
salas e o saguão.
JUSTIFICATIVA
Quando
nós não cuidamos da nossa água, nós temos consequências graves
como: falta de água, poluição das águas, rios poluídos,
enchentes, etc. Se não cuidamos da nossa água e dos nossos rios,
vamos estar daqui alguns anos brigando por um copo de água e isso
será muito ruim. Por isso, resolvemos desenvolver a sensibilização
dos nossos colegas de escola sobre as questões da água, como por
exemplo, como não desperdiçar água.
Se
quisermos uma água limpa e de qualidade precisamos tratar ela bem.
A
água é essencial para todos os seres vivos do nosso Planeta.
METODOLOGIA
1º
passo – Confecção de cartazes com desenhos e frases para
incentivar as pessoas a não jogarem lixo no chão e mostrar como
cuidar da água para não desperdiçá-la.
2°
passo – Confecção de panfletos sobre o não desperdício da água
e a limpeza da escola.
3°
passo – Sugerir para a escola fazer uma cisterna de água para a
captação da água da chuva para a utilização na limpeza.
4°
passo – Fazer folder explicativo impresso para entregar na
escola e nos arredores para sensibilizar as pessoas sobre as questões
da água.
Pense
no amanhã basta fechar a torneira!
###########################################################
ESCOLA
MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL URBANO RIBAS
IV
CONFERÊNCIA INFANTOJUVENIL PELO MEIO AMBIENTE
TEMA:
TERRA - 7º
ANO A
PROJETO:
HORTA SUSPENSA, MINHOCÁRIO E COMPOSTEIRA
Questões
para o início das atividades
-
O que vocês acham das áreas verdes da nossa cidade ?
-
O que vocês acham das áreas verdes da nosso bairro?
-
E da escola?
-
Quais as suas expectativas em relação a esta atividade de
jardinagem?
-
Quais suas sugestões?
-Alguma
pergunta ou dúvida com a relação a atividade?
- Alguma outra observação?
JUSTIFICATIVA
O
presente trabalho tem por justificativa um maior contato com o
elemento terra em nossa escola, bem como, diferentes maneiras de
conscientização e exploração de forma criativa e peculiar
frente a nossa realidade já que não possuímos pátio.
Primeira
Etapa
-
Escolher o local: podemos utilizar uma pequena área de terra para o
plantio, dentro da escola;
-
Documentar: fotografe ou filme o espaço antes e depois da atividade
;
-
Dividir em grupos: cada grupo de aluno será responsáveis por uma
parte do jardim;
-
Analisar o espaço: verificar quais são os tipos de plantas
adequadas aquele espaço. Em áreas pequenas deve-se plantar mudas de
pequeno porte, como: arbustos, flores e folhagens.
-
Escolher as espécies: levando em consideração a quantidade de
luminosidade, já que certas espécies preferem lugares mais
luminosos e outras preferem ficar à sombra;
-
Obter ferramentas necessárias;
- Adquirir mudas ou sementes: por intermédio de hortas, viveiros de
muda,jardim Botânico,Secretaria do Meio Ambiente (parcerias) ou
comprando-as.
Ações
Propostas
Passo
a Passo:
1- Horta Suspensa
2-Composteira
3-
Minhocário
Como
fazer um minhocário na escola:
Você
vai precisar de:
-1
latão ou tambor de 500 ml;
-1
pequena torneira que possa ser acoplada ao tambor;
-1
tijolos quebrados ou cascalho;
-
1 pedaço de tela sombrite;
-
arame;
-
minhocas;
-
compostos ( resíduos que já passaram por composteiras;
-
restos de comidas ( sem carne), papeis,jornais sem cor e palha de
arroz;
-
1 peneira;
-
1 pedaço de papelão para servir como tampa.
Como
fazer:
1.
A cerca de 10 centímetros da base do barril, faça um pequeno
buraco e encaixe nele a torneira.
2.
Coloque os tijolos ou cascalho no fundo do barril e, acima deles, a
tela sombrite.
3. Ponha o composto dentro do barril e umedecido com água e as
minhocas por cima. É preferível usar composto ao invés de
resíduos comuns, pois ele será digerido com mais eficiência
pelas minhocas.
4. Depois de 3 dias, despeje os restos de comida, papéis, jornais sem
cor e palha de arroz. Com o papelão, faça uma tampa com furos,
para assegurar a entrada de ar no minhocário e cubra o topo do
latão.
5. Em 45 dias , tem-se , como o resultado da digestão das minhocas, o
chorume , um liquido que funciona como um ótimo biofertilizante.
Para fertilizar plantas ,dilua o chorume em água, na proporção de
20 porções de água para 1 de chorume. Se ele for usado no solo,
a proporção é de 10 para um.
COMO
FAZER UMA HORTA SUSPENSA
Muitas
pessoas têm vontade de cultivar uma horta, mas não dispõem de
espaço necessário. Em ambientes pequenos, o6. Pegue o pedaço de
arame e amarre no bico da garrafa como se fosse uma garrafa como se
fosse uma alça para pendurar. O ideal é que se faça uma horta
suspensa, pois assim você poderá cultivar hortaliças, flores,
temperos e outras plantas de pequeno porte sem ocupar muito espaço.
Pensando
nisso, a equipe do 7º ano A resolveu fazer a horta suspensa na
escola. A horta pode ser montada em qualquer cantinho vago na escola
ou em casa, desde que tenha luz e ventilação, condições
essenciais para o bom desenvolvimento das plantas. Espaço
necessário: uma parede, uma tela, uma varandinha, depende do que
você estiver.
Materiais
necessários
-
Garrafas pet;
-
Tesoura
-
Um pedaço de arame
-
Um pouco de terra
- uma muda ou semente
1.
Para começar faça um corte na garrafa pet , abrindo uma cavidade
para colocar a terra.
2. Após o corte faça furos a parte de baixo da garrafa para a água
possa escoar.
3. Acrescente terra até chegar a borda do corte
4. Com a ponta dos dedos, faça um buraco na terra para colocar a muda.
- Despertar no aluno o interesse e a preocupação em preservar e
recuperar áreas degradadas, além de proporcionar ao aluno um novo
espaço para práticas de atividades pedagógicas.
MATERIAL
UTILIZADO
#########################################################################################
5. Coloque a muda da planta no buraco e cubra a raiz com a terra. Se
for uma semente, coloque a semente no buraco e cubra a terra.
6.
Pegue o pedaço de arame e amarre no bico da garrafa como se fosse
uma garrafa como se fosse uma alça para pendurar.
7.
Depois de pendurar em um gancho, parafuso, prego ou cerca, basta
aguar e cuidar de sua mudinha. Com cuidados diários , em pouco tempo
você terá plantas bonitas e saudáveis.
#################################################################################################
ESCOLA
MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL URBANO RIBAS
IV
CONFERÊNCIA INFANTOJUVENIL PELO MEIO AMBIENTE
TEMA:
AR - Turmas:
8º Ano A e B
PROJETO:
ARBORIZAÇÃO E JARDIM SUSPENSO NO AMBIENTE ESCOLAR
O
que é jardim suspenso?
É
um sistema formado por garrafas pet de floreiras, projetado
para reservar água e repassar o excedente ao vaso de baixo (efeito
cascata).
O
que é arborização?
É
o efeito de plantar, cultivar árvores, folhagens ou mudas de
plantas.
OBJETIVOS
-
Tornar o ambiente escolar mais agradável;
-
Servir como decoração e como jardim interno;
-
Possibilitar o contato dos alunos com a natureza dentro da própria
escola;
-
Criar uma consciência ambiental dentro e fora da escola;
JUSTIFICATIVA
A
maioria das escolas possui uma área para os alunos ficarem ao ar
livre, rodeados de árvores e flores. Nossa escola não possui nenhum
tipo de vegetação em função do pouco espaço físico que temos.
Então as turmas dos 8ºs anos resolveram deixar a escola um pouco
mais agradável e com mais qualidade do ar.
JARDINS SUSPENSOS:
-
Garrafas pet variadas;
-
Vasos de diferentes tamanhos;
-
Cordas, arames ou correntes finas;
-
Arruelas de metal;
-
Tesoura;
-
Terra própria para plantio;
-
Adubo orgânico;
-
Calcário;
-
Areia para os reservatórios de água;
-
Mudas diversas de flores, folhagens e árvores de pequeno porte.
PASSO
A PASSO
1.
Cortar as garrafas pet;
2.
Pintar as garrafas, pneus e vasos;
3.
Adubar as plantas;
4.
Plantar árvores e flores;
5.
Colocar os suportes;
6.
Colocar os vasos e as garrafas nos suportes;
7.
Regar as plantas e as árvores;
8.
Dois alunos ficarão responsáveis por semana para cuidar das
plantas.
#############################################################
ESCOLA
MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL URBANO RIBAS
IV
CONFERÊNCIA INFANTOJUVENIL PELO MEIO AMBIENTE
TEMA:
FOGO - Turma
81
PROJETO:
RECICLAGEM
O mundo hoje está passando por uma fase em que os recursos naturais
estão acabando, todas as pessoas estão usando abusivamente todos os
recursos disponíveis em nosso planeta, porém não estão sabendo
como reaproveitar determinado materiais.
Principais
projetos da turma:
Juntamente
com professores, a turma está se disponibilizando a ajudar na parte
de reciclagem da escola, estamos realizando o recolhimento de papéis,
litros e caixas de leite. Com isso, a turma pretende realizar
diversas tarefas, reaproveitando os materiais recolhidos, juntamente
com a professora Élvia (Artes). Estaremos “construindo móveis”
de caixas de leite para reconstruir a “casa” que já havia sido
feita algumas vezes na escola.
Meta
a longo prazo:
A
turma visa melhorar o desenvolvimento da escola no que se refere à
reciclagem, principalmente para incentivar não só os alunos, mas a
comunidade a reaproveitar produtos que iriam para o lixo. Desta
forma, todo mundo poderá ajudar o meio ambiente, diminuindo a
poluição, caso os resíduos utilizados forem eliminados de maneira
incorreta.
Situação
atual:
O
Planeta hoje está muito debilitado, principalmente pelo fato de que
os resíduos que podem ser reaproveitados estão sendo jogados no
lixo, de forma que agride ao meio ambiente. Temos que nos
conscientizar que estamos no século XXI, e com isso temos motivos
para acreditar que o planeta está ficando cada vez mais poluído,
mais prejudicado.
O
PLANETA ESTÁ MORRENDO!!!
Desenvolvimento
até o momento:
A
turma já colocou em prática o projeto de reciclagem de papéis e
começamos a recolher caixas de leite e garrafas pet, que
serão utilizados para aulas de artes. Já conversamos com a direção
da escola sobre a gincana do meio ambiente, que será realizada em
outubro.
Gincana
do Meio Ambiente:
Tem
como objetivo realizar a coleta de garrafas pet e outros
produtos recicláveis, como o papel por exemplo, para que sejam
depois reaproveitados de maneira correta. A turma pretende vender os
materiais coletados para um centro de reciclagem e o lucro será
entregue à direção da escola no final da gincana.
Recomendação:
Pedimos
a todas as pessoas aqui presentes para que, se possível, tragam para
escola garrafas pet, papelão, caixas de leite, materiais
recicláveis em geral. Isso ajudaria muito a turma. Desta forma,
estaremos não só ajudando a turma a realizar o projeto, estaremos
ajudando principalmente o meio ambiente.
Como
vamos demonstrar o projeto para a comunidade escolar:
A
turma vai realizar a confecção de Folders, que serão
entregues até o final do mês. O folder conterá informações
sobre os projetos que a turma está realizando e que serão
organizados a longo prazo. Também trará detalhes sobre a Gincana do
Meio Ambiente (objetivo, pontuação, premiação, etc), assim como
informações sobre a forma que cada um pode ajudar a turma e o nosso
Planeta.
Você
também pode reciclar em casa!
#########################################################################################
ESCOLA
MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL
URBANO
RIBAS
IV Conferência Infantojuvenil pelo
Meio Ambiente
Tema:
Fogo - Turma 82
Projeto:Descarte Correto de Lixo
Eletrônico
Objetivo
Dar o descarte correto
ao lixo eletrônico.
- Diminuir os impactos
causados no meio ambiente.
- Prevenir o risco de
contaminação do solo e da água.
- Trazer a comunidade
para dentro da escola e assim, ajudar o meio ambiente em conjunto.
Justificativa
Lixo
eletrônico é muito comum, e na maioria das vezes não é
descartados corretamente. O projeto foi criado com o objetivo de dar
o destino correto a esses materiais, que são jogados em lugares
inadequados.
O
lixo eletrônico é altamente poluente, pois há várias substâncias
(gases etc...) que poluem o solo, a água e fazem mal à saúde das
pessoas.
Dando o descarte
correto ao lixo eletrônico, contribuímos com a diminuição dos
impactos causados no meio ambiente, criando oportunidades para
reutilização dos eletrônicos.
Metodologia
1º Passo – A
turma procurou lugares para descartar o lixo eletrônico. Foram
disponibilizadas lixeiras apropriadas para o descarte.
2º Passo -
Esse projeto foi criado com o objetivo de
recolher o material
eletrônico, visto que a escola tem lixo
eletrônico jogado em
lugares inapropriados. Traremos
Uma lixeira especial à
escola, onde os alunos e a
comunidade poderão
descartar o lixo eletrônico.
3º Passo –
Fazer uma campanha com a turma, conscientizando a comunidade e a
escola, para não descartarem o lixo eletrônico de maneira errada.
4º Passo –
Enviar o projeto para a Secretaria do Meio Ambiente, a fim de
ampliar o projeto para outras escolas.
Resultados Esperados
- Conscientização dos
cuidados com o meio ambiente.
- Inclusão do projeto
na escola e na comunidade.
- Encontrar uma solução
para esse problema da escola.
- Receber grande número
de lixo eletrônico, porque assim, saberemos que o projeto foi bem
aceito na comunidade.
Agora, para próxima etapa da Conferência, está sendo reorganizado o projeto vencedor: Escola Econômica e Sustentável, de forma a contemplar as reais necessidades da escola.
Nenhum comentário:
Postar um comentário