Objetivos:
Promover vivências onde o alunos possam identificar
relacionar e compreender as formas geométricas planas e espaciais.
Possibilitar aos educandos a utilização das linguagens artística,
matemática e científica de maneira investigativa, mantendo uma
atitude de busca pessoal ou coletiva, articulando a percepção, a
imaginação, a emoção e a sensibilidade. Incentivar experiências
onde os alunos possam conhecer, selecionar e utilizar materiais,
suportes, instrumentos, procedimentos e técnicas nos trabalhos
pessoais e coletivos explorando e pesquisando suas qualidades
expressivas e construtivas nas diferentes linguagens.
Metodologia:
Trabalhando de forma integrada e interdisciplinar a
metodologia desenvolvida, envolveu as disciplinas de Arte, Matemática
e Ciências de maneira articulada. As técnicas foram diversificadas,
compreendendo desde aulas teóricas com a professora de ciências e
matemática até atingir pontos culminantes nas aulas práticas de
arte.
Um
exemplo disso, foram as pirâmides alimentares. Onde a professora
Terezinha da disciplina de ciências trabalhou sobre os alimentos,
sua importância e quantidade conforme o grupo alimentar, a
professora Élvia de Arte com os alunos, fez as pirâmides, que
também são sólidos geométricos, as quais já tinham, sido
estudados em “sua forma e base” pela professora Liliam de
matemática.
Tempo
de duração do projeto: 5 meses de 17/06/11 à 18/11/11
Público
alvo: 7ª série (71 e 72)
Materiais:
Sulfite 60, lápis de cor, papelão, tinta guache, pincel, revistas,
tesoura, cola, régua, lápis 2B e 6B, caixas de leite tetra pak,
fita crepe larga transparente, isopor, livros velhos danificados.
Várias turmas se envolveram nas diversas atividades realizadas por ocasião do Dia do Livro, prestigiando obras de Monteiro Lobato. Os trabalhos realizados foram expostos na escola, com o objetivo de divulgar para toda a comunidade escolar o que foi realizado.
COMBATE AO TABAGISMO
Este trabalho foi desenvolvido no mês de agosto de 2012,
com os alunos da 7ª série, turmas 71 e 72 e a Professora Terezinha Piccinini Rosso de ciências.
1-
JUSTIFICATIVA
Por ser o
tabaco a segunda droga mais consumida no mundo e no Brasil, também
considerada a maior causa de morte evitável em todo o mundo, deve
ser discutida e trabalhada com a criança, o adolescente e o jovem,
buscando combater este hábito o mais cedo possível.
2-
OBJETIVO GERAL
Desafiar
o aluno por meio de atividades concretas despertando-o para
valorização e preservação da vida e do meio ambiente, buscando a
prática de hábitos e atitudes saudáveis.
3-
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Buscar dados através de pesquisa, dos malefícios para a saúde dos
fumantes e das pessoas próximas a eles (fumantes passivos).
Analisar os efeitos do cigarro no organismo, buscando assim motivar o
aluno a não adquirir esse hábito, bem como orientar os familiares
e amigos.
Formular uma proposta de campanha contra prática do tabagismo
visando erradicar este mal.
4-
METODOLOGIA
Após exposição da professora em sala de aula sobre o grande mal
causado ao organismo pelo cigarro, os alunos foram ao Laboratório de
Informática e realizaram pesquisa sobre o assunto com registro do
conteúdo escolhido para o desenvolvimento de trabalhos práticos com
a elaboração de cartazes.
MEMÓRIA
E PRESERVAÇÃO
Na
semana em que nosso município completou 155 anos os alunos da turma
do 5º ano A, juntamente com a professora Marlei, realizaram um
estudo sobre os patrimônios históricos e os monumentos tombados em
Passo Fundo. Foram realizadas diversas leituras e análises de textos
e, através do resgate de algumas obras disponibilizadas pelo arquivo
da Escola, os alunos foram levados a perceber que o tombamento é a
primeira ação a ser tomada para preservação de um bem cultural,
na medida que impede legalmente a sua destruição. Entenderam que os
bens tombados provisoriamente e definitivamente devem ser preservados
e não podem ser demolidos, destruídos ou mutilados, porém
observou-se que alguns patrimônios históricos da cidade não estão
nessas condições. Após a visualização destes monumentos através
de fotografias, os alunos foram estimulados a fazer a reprodução de
alguns deles, utilizando diversas técnicas de pintura, recorte e
colagem. Os trabalhos foram expostos no saguão da Escola para que as
demais turmas possam visualizá-los.
A ARTE NA
MATEMÁTICA
Para
complementar o estudo das diferentes formas geométricas, os alunos
do 5º ano A juntamente com a professora Marlei, utilizaram o Tangran
que é um jogo milenar que se utiliza de sete peças e com estas
podemos montar diferentes figuras. Este jogo foi explorado na sala de
aula, através de figuras geométricas de papel, formando os mais
variados desenhos de acordo com os gabaritos. Após, no Laboratório
de Informática os alunos puderam trabalhar virtualmente com as
figuras sugeridas pelo Linux Educacional. Os trabalhos confeccionados
pelos alunos foram expostos no corredor da Escola.
Mês da Água
Durante o mês de março de 2012 foram realizados diversos trabalhos com os alunos sobre a Água.Vídeos, compreensão de textos, exploração da cartilha Caminho das Águas, ilustração da poesia "Água nossa de cada dia", confecção de maquetes sobre as bacias hidrográficas do Brasil, cartazes sobre o Rio Passo Fundo foram algumas destas atividades. Complementando o trabalho dos professores, profissionais da CORSAN realizaram palestras e teatro conscientizando e sensibilizando os alunos sobre a importância da preservação e uso adequado da água.
REPRESENTAÇÃO
DOS ELEMENTOS DE UMA BACIA HIDROGRÁFICA
Profª
Eva Joelma Pires de Souza
A representação dos elementos que compõe uma bacia
hidrográfica por meio de maquetes foi um trabalho desenvolvido com
as turmas de 7º ano, na disciplina de Geografia, ao trabalhar nos
aspectos físicos do Brasil, as bacias hidrográficas brasileiras.
A atividade teve por objetivo, além da compreensão dos
elementos que compõem uma bacia hidrográfica, a sensibilização
para a preservação das Bacias Hidrográficas do Brasil. Sendo que,
a conservação desse recurso natural é uma das formas de manutenção
da qualidade de vida e equilíbrio ambiental em nosso país.
A atividade com as maquetes buscou por meio de uma
atividade lúdica e prática dar a base para o entendimento de que
nossas ações cotidianas, também, refletem na qualidade dos cursos
d’água que drenam a superfície terrestre, pois acabam recebendo
os resíduos, que muitas vezes são descartados de maneira inadequada
na área drenada, em especial por meio das enxurradas, ocasionando a
poluição das águas fluviais, bem como a poluição do conjunto das
águas superficiais, o que acaba interferindo na qualidade da água
que temos disponível para consumo e, portanto, interferindo em nossa
qualidade de vida.
Este trabalho procurou, também, dar o suporte
necessário para as abordagens feitas em outras disciplinas sobre o
tema “Água”, o qual é desenvolvido com maior ênfase durante o
mês de março, por ser o dia 22 o Dia Mundial da Água.
Saneamento Básico em Passo Fundo
Nas turmas 71 e 72 foi realizado pela professora de Ciências Terezinha Rosso um trabalho, durante o mês de agosto de 2011, sobre a importância do saneamento básico em nossa cidade enfatizando o quanto este investimento reverte em benefício da saúde da pópulação passofundense.
Atividades desenvolvidas
1- Leitura de texto em sala de aula com debates sobre o que é saneamento básico e as obras de melhorias nas áreas de distribuição de água e esgotamento sanitário em Passo Fundo
2- Pesquisa e coleta de dados, no laboratório de Informática, para a elaboração de cartazes e maquetes sobre o projeto de saneamento básico no município.
Os alunos constataram, após a realização destas atividades, que nos locais da cidade onde as obras estão sendo realizadas a cidade está feia, devido as escavações no solo para a colocação de tubulações. Mas este é o momento em que a população percebe o trabalho que está sendo realizado, pois assim que for concluído, e as ruas consertadas não visualizaremos mais estas obras e a importância que estas representam para a comunidade passofundense.
A coleta e o tratamento do esgoto em Passo Fundo garantirá uma cidade mais limpa, mais saúde para a população e um meio ambiente preservado hoje e também para as futuras gerações.