Trabalhos Desenvolvidos

Viagem geométrica pelo mundo da Arte, da Matemática e da Ciências
Objetivos: Promover vivências onde o alunos possam identificar relacionar e compreender as formas geométricas planas e espaciais. Possibilitar aos educandos a utilização das linguagens artística, matemática e científica de maneira investigativa, mantendo uma atitude de busca pessoal ou coletiva, articulando a percepção, a imaginação, a emoção e a sensibilidade. Incentivar experiências onde os alunos possam conhecer, selecionar e utilizar materiais, suportes, instrumentos, procedimentos e técnicas nos trabalhos pessoais e coletivos explorando e pesquisando suas qualidades expressivas e construtivas nas diferentes linguagens.

Metodologia: Trabalhando de forma integrada e interdisciplinar a metodologia desenvolvida, envolveu as disciplinas de Arte, Matemática e Ciências de maneira articulada. As técnicas foram diversificadas, compreendendo desde aulas teóricas com a professora de ciências e matemática até atingir pontos culminantes nas aulas práticas de arte.
Um exemplo disso, foram as pirâmides alimentares. Onde a professora Terezinha da disciplina de ciências trabalhou sobre os alimentos, sua importância e quantidade conforme o grupo alimentar, a professora Élvia de Arte com os alunos, fez as pirâmides, que também são sólidos geométricos, as quais já tinham, sido estudados em “sua forma e base” pela professora Liliam de matemática.
Tempo de duração do projeto: 5 meses de 17/06/11 à 18/11/11
Público alvo: 7ª série (71 e 72)
Materiais: Sulfite 60, lápis de cor, papelão, tinta guache, pincel, revistas, tesoura, cola, régua, lápis 2B e 6B, caixas de leite tetra pak, fita crepe larga transparente, isopor, livros velhos danificados.








Várias turmas se envolveram nas diversas atividades realizadas por ocasião do Dia do Livro, prestigiando obras de Monteiro Lobato. Os trabalhos realizados foram expostos na escola, com o objetivo de divulgar para toda a comunidade escolar o que foi realizado.







 COMBATE AO TABAGISMO
Este trabalho foi desenvolvido no mês de agosto de 2012,  com os alunos da 7ª série, turmas 71 e 72 e a Professora Terezinha Piccinini Rosso de ciências.

1- JUSTIFICATIVA
Por ser o tabaco a segunda droga mais consumida no mundo e no Brasil, também considerada a maior causa de morte evitável em todo o mundo, deve ser discutida e trabalhada com a criança, o adolescente e o jovem, buscando combater este hábito o mais cedo possível.


2- OBJETIVO GERAL
Desafiar o aluno por meio de atividades concretas despertando-o para valorização e preservação da vida e do meio ambiente, buscando a prática de hábitos e atitudes saudáveis.

3- OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Buscar dados através de pesquisa, dos malefícios para a saúde dos fumantes e das pessoas próximas a eles (fumantes passivos).
Analisar os efeitos do cigarro no organismo, buscando assim motivar o aluno a não adquirir esse hábito, bem como orientar os familiares e amigos.
Formular uma proposta de campanha contra prática do tabagismo visando erradicar este mal.


4- METODOLOGIA
Após exposição da professora em sala de aula sobre o grande mal causado ao organismo pelo cigarro, os alunos foram ao Laboratório de Informática e realizaram pesquisa sobre o assunto com registro do conteúdo escolhido para o desenvolvimento de trabalhos práticos com a elaboração de cartazes.

 


MEMÓRIA E PRESERVAÇÃO
MONUMENTOS HISTÓRICOS DE PASSO FUNDO
Na semana em que nosso município completou 155 anos os alunos da turma do 5º ano A, juntamente com a professora Marlei, realizaram um estudo sobre os patrimônios históricos e os monumentos tombados em Passo Fundo. Foram realizadas diversas leituras e análises de textos e, através do resgate de algumas obras disponibilizadas pelo arquivo da Escola, os alunos foram levados a perceber que o tombamento é a primeira ação a ser tomada para preservação de um bem cultural, na medida que impede legalmente a sua destruição. Entenderam que os bens tombados provisoriamente e definitivamente devem ser preservados e não podem ser demolidos, destruídos ou mutilados, porém observou-se que alguns patrimônios históricos da cidade não estão nessas condições. Após a visualização destes monumentos através de fotografias, os alunos foram estimulados a fazer a reprodução de alguns deles, utilizando diversas técnicas de pintura, recorte e colagem. Os trabalhos foram expostos no saguão da Escola para que as demais turmas possam visualizá-los.


 
                          A ARTE NA MATEMÁTICA
 Para complementar o estudo das diferentes formas geométricas, os alunos do 5º ano A juntamente com a professora Marlei, utilizaram o Tangran que é um jogo milenar que se utiliza de sete peças e com estas podemos montar diferentes figuras. Este jogo foi explorado na sala de aula, através de figuras geométricas de papel, formando os mais variados desenhos de acordo com os gabaritos. Após, no Laboratório de Informática os alunos puderam trabalhar virtualmente com as figuras sugeridas pelo Linux Educacional. Os trabalhos confeccionados pelos alunos foram expostos no corredor da Escola.



Mês da Água

Durante o mês de março de 2012  foram realizados diversos trabalhos com os alunos sobre a Água.Vídeos, compreensão de textos, exploração da cartilha Caminho das Águas, ilustração da poesia "Água nossa de cada dia", confecção de maquetes sobre as bacias hidrográficas do Brasil, cartazes sobre o Rio Passo Fundo foram algumas  destas atividades.  Complementando o trabalho dos professores, profissionais da CORSAN  realizaram palestras e teatro  conscientizando  e sensibilizando os alunos sobre a importância da  preservação e uso adequado da água.



REPRESENTAÇÃO DOS ELEMENTOS DE UMA BACIA HIDROGRÁFICA

Profª Eva Joelma Pires de Souza
A representação dos elementos que compõe uma bacia hidrográfica por meio de maquetes foi um trabalho desenvolvido com as turmas de 7º ano, na disciplina de Geografia, ao trabalhar nos aspectos físicos do Brasil, as bacias hidrográficas brasileiras.
A atividade teve por objetivo, além da compreensão dos elementos que compõem uma bacia hidrográfica, a sensibilização para a preservação das Bacias Hidrográficas do Brasil. Sendo que, a conservação desse recurso natural é uma das formas de manutenção da qualidade de vida e equilíbrio ambiental em nosso país.
A atividade com as maquetes buscou por meio de uma atividade lúdica e prática dar a base para o entendimento de que nossas ações cotidianas, também, refletem na qualidade dos cursos d’água que drenam a superfície terrestre, pois acabam recebendo os resíduos, que muitas vezes são descartados de maneira inadequada na área drenada, em especial por meio das enxurradas, ocasionando a poluição das águas fluviais, bem como a poluição do conjunto das águas superficiais, o que acaba interferindo na qualidade da água que temos disponível para consumo e, portanto, interferindo em nossa qualidade de vida.
Este trabalho procurou, também, dar o suporte necessário para as abordagens feitas em outras disciplinas sobre o tema “Água”, o qual é desenvolvido com maior ênfase durante o mês de março, por ser o dia 22 o Dia Mundial da Água.





 Saneamento Básico  em Passo Fundo

           Nas turmas 71 e 72  foi realizado pela professora de Ciências Terezinha Rosso um trabalho, durante o mês de agosto de 2011, sobre a importância do saneamento básico em nossa cidade enfatizando o  quanto este investimento reverte em benefício da saúde da pópulação passofundense.
Atividades desenvolvidas
1- Leitura de texto em sala de aula com debates sobre o que é saneamento básico e as obras de melhorias nas áreas de distribuição de água e esgotamento sanitário em Passo Fundo
2- Pesquisa e coleta de dados, no laboratório de Informática,  para a elaboração de cartazes e maquetes sobre o projeto de saneamento básico no município.
          Os alunos constataram, após a realização destas atividades,  que nos locais da cidade onde as obras estão sendo realizadas a cidade está feia, devido as  escavações no solo para a colocação de tubulações. Mas este é o momento em que a população percebe o trabalho que está sendo realizado, pois assim que for concluído, e as ruas consertadas não visualizaremos mais estas obras e a importância que estas representam  para a comunidade passofundense.
             A coleta e o tratamento do esgoto em Passo Fundo garantirá uma cidade mais limpa, mais saúde para a população e um meio ambiente preservado hoje e também para as futuras gerações.