Neste ano de 2013, os alunos estão utilizando o laboratório de informática da escola como fonte de pesquisa, como ferramenta de aprendizagem e como uma forma lúdica de aprender, seja através dos aplicativos instalados ou através dos jogos e atividades online.
Está se sentando construir a noção de digitação e formatação correta de frases e pequenos textos a partir do 1º ano, conforme pode ser visto nas fotos dos alunos trabalhando com o editor de textos Writer:
Está se sentando construir a noção de digitação e formatação correta de frases e pequenos textos a partir do 1º ano, conforme pode ser visto nas fotos dos alunos trabalhando com o editor de textos Writer:
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
O Laboratório de Informática da escola é um recurso a mais para o desenvolvimento da aprendizagem, pois através de programas interativos e relacionados com os conteúdos trabalhados em sala de aula, o professor pode mediar o conhecimento dentro de um processo lúdico e avançado oferecendo ao aluno acesso a diferentes formas de comunicação.
O Laboratório de Informática da escola é um recurso a mais para o desenvolvimento da aprendizagem, pois através de programas interativos e relacionados com os conteúdos trabalhados em sala de aula, o professor pode mediar o conhecimento dentro de um processo lúdico e avançado oferecendo ao aluno acesso a diferentes formas de comunicação.
“O computador pode ser usado como elemento de apoio para o
ensino (banco de dados, elementos visuais), mas também como fonte de
aprendizagem e como ferramenta para o desenvolvimento de habilidades.
O trabalho com o computador pode ensinar o aluno a aprender com seus
erros e a aprender junto com seus colegas, trocando suas produções
e comparando-as”. (PCNs, 1997, p.48)
A metodologia da inclusão digital deve estabelecer intercâmbio
entre a tecnologia e a aprendizagem de forma coerente, sem cair num
aprendizado instrumental, desvinculado da necessidade de fazer dos
recursos tecnológicos uma ponte para o desenvolvimento intelectual
de educadores e educandos, ou seja, sem fim pedagógico. A relação
do professor com a informática educacional terá papel relevante se
o ambiente informatizado propiciar aprendizagem e promover
socialização, integração, cooperação, liberdade de expressão,
desenvolvimento cognitivo e autonomia.
Todo o método é um caminho. O princípio fundamental
de um método é que o mediador acredite em si e no método,
selecione procedimentos com atividades variadas estimuladoras e
interativas, valorizando os saberes e práticas do educando.
(Plano de Estudo Anos Finais- EMEFUR)
Nenhum comentário:
Postar um comentário