Informática Educativa

Neste ano de 2013, os alunos estão utilizando o laboratório de informática da escola como fonte de pesquisa, como ferramenta de aprendizagem e como uma forma lúdica de aprender, seja através dos aplicativos instalados ou através dos jogos e atividades online.
Está  se sentando construir a noção de digitação e formatação correta de frases e pequenos textos a partir do 1º ano, conforme pode ser visto nas fotos dos alunos trabalhando com o editor de textos Writer:




 --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

O Laboratório de Informática da escola é um recurso a mais para o desenvolvimento da aprendizagem, pois através de programas interativos e relacionados com os conteúdos trabalhados em sala de aula, o professor pode mediar o conhecimento dentro de um processo lúdico e avançado oferecendo ao aluno acesso a diferentes formas de comunicação.
“O computador pode ser usado como elemento de apoio para o ensino (banco de dados, elementos visuais), mas também como fonte de aprendizagem e como ferramenta para o desenvolvimento de habilidades. O trabalho com o computador pode ensinar o aluno a aprender com seus erros e a aprender junto com seus colegas, trocando suas produções e comparando-as”. (PCNs, 1997, p.48)
A metodologia da inclusão digital deve estabelecer intercâmbio entre a tecnologia e a aprendizagem de forma coerente, sem cair num aprendizado instrumental, desvinculado da necessidade de fazer dos recursos tecnológicos uma ponte para o desenvolvimento intelectual de educadores e educandos, ou seja, sem fim pedagógico. A relação do professor com a informática educacional terá papel relevante se o ambiente informatizado propiciar aprendizagem e promover socialização, integração, cooperação, liberdade de expressão, desenvolvimento cognitivo e autonomia.
Todo o método é um caminho. O princípio fundamental de um método é que o mediador acredite em si e no método, selecione procedimentos com atividades variadas estimuladoras e interativas, valorizando os saberes e práticas do educando.
(Plano de Estudo Anos Finais- EMEFUR)





Nenhum comentário:

Postar um comentário